The Author Online Book Forums are Moving

The Author Online Book Forums will soon redirect to Manning's liveBook and liveVideo. All book forum content will migrate to liveBook's discussion forum and all video forum content will migrate to liveVideo. Log in to liveBook or liveVideo with your Manning credentials to join the discussion!

Thank you for your engagement in the AoF over the years! We look forward to offering you a more enhanced forum experience.

[Avatar] Esta designação familiar foi, no princípio, patronímico, pelo que há muitíssimas famílias assim chamadas, mas com origens absolutamente diversas, algumas, de certo, vindas de Espanha, pois tanto cá como lá o nome de Rodrigo foi vulgar. Em Portugal usam-se três brasões de armas diferentes, relativos a famílias Rodrigues, as quais são: a proveniente de Martim Rodrigues, que não se sabe identificar, mas cujas armas figuram no Livro do Armeiro-mor, o que indica ser personagem que existiu antes de 1509 ou vivia por essa época; a que verri do bacharel António Rodrigues, principal Portugal rei de armas, a quem o Imperador da Alemanha concedeu armas, talvez por 1510; e a originária de Espanha conhecida pelos Rodrigues de las Varillas, chamam Rodrigues de Salamanca, por serem daqui a que também naturais, de onde vieram no tempo de Filipe II. Alguns autores citam mais uma família Rodrigues com armas próprias, a que descende de André Rodrigues de Austria, mas outros consideram a representação heráldica pertencente ao apelido Austria, que se ignora se o era na verdade ou se foi apenas designação de proveniência, que não se haja fixado. As armas deste André Rodrigues são também, anteriores à feitura do Livro do Armeiro-mor. António Rodrigues, rei de armas, usou: Escudo partido; o primeiro, de negro, com meia água de ouro estendida; o segundo, de prata, com faixa de vermelho acompanhada de duas pombas de púrpura, voantes, uma em chefe e outra em ponta. Braamcamp Freire atribui-lhe, erradamente, as armas de João du Cros, que são: Cortado: o primeiro de vermelho. com uma águia de prata, estendida; o segundo faixado de ouro e de azul, de oito peças. Timbre: duas asas abertas de ouro. Os Rodrigues de las Varillas trazem: De ouro, com quatro palas de vermelho (Aragão): bordadura de azul, carregada de oito cruzes potenteias de prata, cada cruz cantonada de quatro cruzetas também potenteias do mesmo. As armas de André Rodrigues de Austria são: Partido: o primeiro, de ouro, com meia águia de duas cabeças de negro; o segundo, de vermelho, com duas faixas de prata. Timbre: uma cabeça e pescoço de águia de negro. armada de ouro e lampassada de vermelho.
Registration date: 07/29/2007 11:44:47 AM
Number of messages posted: 1
Created topics: 1
Bookmarks: There are no bookmark entries for this user.